2 de nov de 2013

[Resenha] The Maze Runner: Correr ou morrer

Editora: Vergara & Riba
Autor: James Dashner
Número de páginas: 426
Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador.
Nota: 

O livro é narrado em 3ª pessoa e começa quando Thomas chega à Clareira em um elevador, onde vários garotos o recebem. O início é um pouco confuso porque Thomas sabe tanto quanto nós, leitores, ou seja, nada. Quando ele é recebido, Thomas fica atordoado, com medo e mega confuso, não sabe de nada além de seu nome.

Com o tempo, seus novos companheiros explicam aos poucos onde ele está e outras poucas informações que eles sabem. Thomas e os Clareanos (os garotos que moram na Clareira) estão em um labirinto que nunca foi solucionado. Calma, deixa eu explicar! Eles moram em uma área cercada por muros que  se movem todos os dias, e esses são os muros do labirinto. Nenhum garoto nunca conseguiu sair de lá e os Clareanos mais antigos estão presos há dois anos. Uma vez por mês um novo garoto chega ao Labirinto e o pobre infeliz da vez é Thomas.

Se as coisas já estavam confusas, elas conseguem ficar ainda mais. Um dia após a chegada de Thomas, uma garota maluca aparece na Caixa (é onde fica o elevador onde os novos garotos aparecem). Uma garota! É a primeira vez na história do Labirinto em que uma garota aparece. E ela traz uma mensagem e um bilhete consigo, depois desmaia dramaticamente. Dá pra acreditar?

Eu adorei o livro, a maioria dos capítulos termina com um final chocante e por isso dá vontade de ler sem parar. Tem algumas partes no início bem chatinhas e só fui me viciar mesmo lá pelo capítulo 17. Outra cena meio sem graça é quando acompanhamos a rotina de Thomas na Clareira, quando ele realiza trabalhos e tal, mas é até bom conhecermos um pouco mais da Clareira. O livro é muito misterioso, instiga você a bolar teorias sobre como  o Labirinto é solucionado e outras coisinhas que prefiro não citar agora.

The Maze Runner é uma trilogia composta pelos livros: Correr ou morrer, Prova de Fogo e A Cura Mortal. Também tem um outro volume que o autor criou que se chama Ordem de Extermínio, que é um pouco da história antes da criação do Labirinto, a situação da Terra e tudo o mais.

Correr ou morrer ganhará uma adaptação para os cinemas, que está previsto para o ano que vem. A foto abaixo é uma cena do filme.


16 comentários:

  1. Quero muito ler este livro. *=* Ou melhor, essa série.
    Desde que vi o BT dele, me apaixonei pela historia.
    E é muito bom saber que os capítulos nos fazem querer saber o próximo e assim por diante. ^^
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é BT (desculpa a burrice)? O livro é muito bom, tô doida pra ler a continuação. Aham, livros viciantes são os melhores.
      Obrigada pela visitinha, Dessa ^^

      Excluir
    2. BT = Book trailer. rsrs
      Já assistiu?
      beijos
      apenas-um-vicio.blogspot.com.br

      Excluir
  2. Oi,
    Nossa achei bastante interessante, mas confesso que não leria agora. Não aguento mais séries incompletas :(
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a série possui todos os 4 livros (o último volume é opcional) já lançados no Brasil, Iris. :-)

      Excluir
  3. Sei lá, acho que não leria não!

    Tem novidade no blog: Agora com Websérie! Para ler na madruga!
    http://criticandonamadruga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto é gosto né hehe
      Ok, depois dou uma passada lá.

      Excluir
  4. Conheço gente que já leu a série e me interessei bastante pelo que elas falaram. Agora, ainda mais, com a sua resenha que me fez morrer de vontade de ler! Tô seguindo teu blog!

    Beijos, Malu
    http://meninamoderna-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que consegui fazer alguém ficar com vontade de ler o livro \o/ Leia, é bem legal.

      Ah, obrigada <33

      Excluir
  5. To louca para ler esse livro! Todo mundo fala dele, adaptação vem aí e eu nem comprar comprei D: livros que tem capitulos assim acabam comigo...
    viro a noite fácil
    AHUAHUAHUAA


    Beijos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só em setembro de 2014 a adaptação, dá tempo de ler! Eu também jksdlfja

      Excluir
  6. Oiee, vim vistar =)
    Conhecendo o livro e lendo sobre ele pela primeira vez aqui, que bom que a leitura te surpreendeu e gostou. se o tiver irei ler com certeza;
    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei mesmo, leia quando puder ^^
      Obrigada pela visita

      Excluir
  7. Falam tão bem desse livro, estou louca pra ler! E o filme com certeza verei, tem o meu queridinho Stiles de Teen Wolf <3 enfim, otima resenha!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Morro de curiosidade por esse livro, comprei ele esses dias e estou aguardando o lançamento do filme roendo as unhas *u*! Acho que deveria ter comprado logo os 3 de vez, tenho certeza que vou viciar na história.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Letícia!
    A pouco tempo eu conheci esse livro justamente por causa do filme, que tem dois atores que eu adoro, por isso fui pesquisar mais e vi que era uma adaptação.
    A história é bem misteriosa, fiquei curiosa pra saber mais, acho que em breve vou tentar ler o livro com certeza!

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir